Em uma época de bronqueolites, otites, viroses e resfriados, é importante lembrar de um grande aliado no cuidado com os nossos bebês: o SORINHO!
👶Como você sabe, depois que nos tornamos mães ou pais, viramos “de tudo um pouco”: pedagogos, nutricionistas, malabaristas (para carregar tantas coisas), engenheiros (para construir lindos castelos) , desenhistas, relações públicas, advogados (para defender nossos bens mais preciosos), médicos e é claro… ENFERMEIROS!!!
Então, para cuidar dos nossos pequenos, lembre-se da importância de manter as vias aéreas superiores desobstruídas.
➡️ A secreção que fica parada na nasofaringe é um meio de cultura para novas bactérias, portanto, se o bebê está um pouquinho congestionado, já é hora de limpar.
➡️ Instilar soro fisiológico 0,9% no narizinho, não tem contra-indicações! Por isso, use e abuse e mantenha seu bebê livre de infecções.
➡️ Se estiver muito frio, aqueça um pouquinho a quantidade do soro que for usar, aspire com uma seringa e, aos poucos, coloque no nariz do nenê. Se ele estiver deitado, com a cabeceira levemente elevada, vá aos poucos: 0,5 à 1ml e dê tempo para que ele engula o que foi instilado. Se o bebê estiver sentado, pode-se instilar uma quantidade maior de soro, pois o excesso sairá pela outra narina. Neste caso, coloque uma toalhinha no peito da criança e, se precisar, peça ajuda.
➡️ Fazendo isto sempre, seu filho(a) irá se acostumar e será cada vez mais fácil.