Pensando em incentivar, auxiliar e contribuir para o sucesso da amamentação no seio materno, a Nenê em Casa oferece também o teste da linguinha, realizado pela Fonoaudióloga Juliana Balvedi Fries (CRFa 7:8237).
O teste pode ser realizado na cada do cliente ou no consultório particular. O local fica a escolha de cada família.
O que é o Teste da LinguinhA?
O Teste da Linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua, que podem comprometer e/ou interferir nas funções que a língua exerce como: sugar, engolir, mastigar e falar, ou seja, atividades que perduram para o resto da vida.
O Protocolo específico de avaliação do frênulo da língua em bebês (Teste da Linguinha), tem a finalidade de diagnosticar as possíveis limitações dos movimentos da língua causadas pelo frênulo lingual alterado, indicando ou não a necessidade da frenotomia lingual. Diversos estudos demonstram que o frênulo lingual, não se modifica com o crescimento e desenvolvimento do bebê, ou através da realização de exercícios específicos e, exatamente por estes motivos, entendemos a necessidade da aplicação do Teste da Linguinha nos primeiros meses de vida, preferencialmente.
O Frênulo lingual é uma pequena prega de membrana mucosa que prende a língua ao assoalho da boca e que apresenta-se de forma diferente em cada bebê. Caso este seja curto ou anteriorizado, por exemplo, pode interferir diretamente na amamentação do recém nascido, dificultando a pega e causando dor ou, algumas vezes, podendo impossibilitar que esta ocorra em livre demanda e de forma exclusiva (durante os 6 primeiros meses). Sendo assim, pode haver o desmame precoce, baixo peso, comprometendo o desenvolvimento das funções orofaciais do seu bebê, ao longo da vida.
Desde o ano de 2014, através da lei federal 13002/14, entrou em vigor a aplicação do Teste da Linguinha, obrigando a realização do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês.
